Saúde mental para todos!

CAPS- Livramento, Bahia. Luta antimanicomial



18 de maio foi instituído há 21 anos como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Ao longo da vida, somos muitos os que enfrentamos sofrimentos psíquicos. Alguns de nós, porém, desenvolvem transtornos mais severos em decorrência de sofrimento psíquico intenso: são os chamados doentes mentais. Numa sociedade que tende a excluir os diferentes, foi necessário criar um dia para lembrar especialmente os que padecem de sofrimento psíquico e para lutar pela inclusão social das pessoas consideradas portadoras de transtorno mental severo. Não se trata apenas de um ato humanitário e solidário, pois todos seremos beneficiados com uma sociedade que inclua os diferentes. A internação psiquiátrica prolongada só tende a cronificar uma crise passageira, a estigmatizar e a excluir do convívio social pessoas que, como nós, têm um potencial para criar, produzir e se realizar na vida e que, como nós, buscam a felicidade.
O sofrimento psíquico deve ser assistido em serviços de saúde que não excluam as pessoas do convívio social, como as Unidades Básicas de Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), os Centros de Convivência. Apenas excepcionalmente e por pouco tempo, em casos de crise severa, as pessoas devem ser internadas em Caps 24 horas ou, quando não houver esses serviços na região, em hospitais gerais, onde são atendidos os que sofrem de qualquer tipo de enfermidade.
Por essas razões, lutamos:
pelo fechamento dos manicômios; pela ampliação e fortalecimento dos serviços públicos locais que atendem as pessoas com sofrimento psíquico e suas famílias; pela inclusão social dos que padecem de transtornos mentais severos. Enfim, por condições de vida que favoreçam a saúde mental de todos.


kayky avraham - forum paulista da luta antimanicomial semanasaudemental@gmail.com


Pesquisa licenciada sob a GNU Free Documentation License.Usa material do Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário