DEPRESSÃO - OUTRO OLHAR


Precisamos entender o que realmente é a depressão...

Fonte: www.possibilidades.com.br/humor/hl_peanuts.asp

DEPRESSÃO SOBRE A PERSPECTIVA BÍBLICA

Em Heb. 4:12 diz: “a Palavra de Deus é mais penetrante que espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas e dos pensamentos e intenções do coração.

Sendo assim, ela quando aplicada é a melhor terapia para as crises humanas, pois é capaz de mostrar as grandes causas de nossos conflitos e ainda nos curar deles. A depressão tem sido o drama de inúmeros brasileiros, em especial, a muitos evangélicos. Muitos Pastores ensinam que a depressão é uma manifestação "diabólica", mesmo que seja em crentes. Mas ela já fez parte da vida de muitos homens de Deus da história bíblica.

Exemplos de servos de Deus que tiveram Depressão: O salmo 42, onde o salmista sente sua alma numa sequidão profunda, numa ausência de sentido para a vida ao ponto de assimilar a indagação dos ímpios: Onde está o seu Deus? Por que não dizer de Elias, que ameaçado por Jezabel afugenta-se, pede a morte, esconde-se numa caverna, que existencialmente revela a complexidade de seus conflitos. Tentaremos abordar este tema de forma a mostrar que este problema é mais fácil de superar quando se reconhece que ele faz parte da vida como os demais e precisa ser encarado sobre a perspectiva da graça de Deus.


Fonte: www.shalomunited.com/new/content/view/54/77/

DEPRESSÃO


Todos nós temos momentos ou conhecemos pessoas que parece estar sempre de baixo astral, que não tem pique pra nada, é irritada, não se concentra e ainda por cima reclama de tudo, mas a atenção deve ser redobrada quando esses sinais se tornam muito freqüentes, pode ser indício de depressão.


Há vários tipos de depressão e para todos um determinado tratamento.
Quando as pessoas estão deprimidas a vida simplesmente perde a graça. Surge insônia, apatia, falta de perspectiva na vida, perda de desejo sexual, e um desânimo tal, que às vezes a pessoa só quer ficar deitada, sem ânimo para tomar banho, ver televisão ou ler um jornal e até mesmo para as atividades que lhe dão prazer.


Começam a aparecer pensamentos negativos e o sentimento é de que nada vai dar certo. A memória não funciona mais, as atividades que antes eram prazerosas perdem totalmente a graça, não se tem vontade nem de encontrar as pessoas de quem se gosta. Para o deprimido, qualquer atividade, que antes era realizada facilmente, se torna um peso


São comuns momentos de extrema ansiedade, com sudorese, palpitações, sensações de medo e, algumas vezes, vem o desejo de dormir e não acordar mais. , exige um esforço monumental. Há casos em que surgem dores vagas e difusas pelo corpo e quando o médico pede exames laboratoriais não aparece nada de anormal.


O sofrimento psíquico de quem sofre de depressão tem cura, utiliza-se medicamentos antidepressivos e a psicoterapia, pois a depressão afeta a pessoa como um todo e quase nenhuma doença se restringe apenas ao seu aspecto físico. Além disso, traços de personalidade assim como problemas atuais ou passados podem ter algo a ver com a depressão.

ESQUISOFRENIA

De acordo o CID 10, (Código Internacional das Doenças), os transtornos esquizofrênicos se caracterizam em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por afetos inapropriados ou embotados.
Usualmente mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo.
Os fenômenos psicopatológicos mais importantes incluem o eco do pensamento, a imposição ou o roubo do pensamento, a divulgação do pensamento, a percepção delirante, idéias delirantes de controle, de influência ou de passividade, vozes alucinatórias que comentam ou discutem com o paciente na terceira pessoa, transtornos do pensamento e sintomas negativos.